Intimate portrait highlighting the unique freckles and natural beauty of a young woman.
25, Mar 2025
A virada de chave no autocuidado

Como comecei a cuidar da minha pele, o que me motivou a dar uma virada de chave nesse aspecto da minha vida e como percebi que a saúde da nossa pele reflete, de fato, o que acontece dentro de nós.

Talvez você já tenha ouvido aquele famoso chavão: “Beba água, beba muita água.” Pois é, é por aí que tudo começa! Se você realmente quer mudar a relação com a sua pele, o processo precisa começar de dentro para fora. Não é só sobre cremes e tratamentos, mas sobre adotar uma boa alimentação, garantir uma boa noite de sono (que, para muitas de nós, é uma verdadeira dádiva) e tentar sair da rotina para olhar de longe, refletir sobre onde estão os erros e entender como podemos mudar. O que funciona para uma pessoa pode não fazer sentido para outra, mas o importante é começar a jornada.

No meu caso, a mudança não veio de forma repentina, e sim de uma série de escolhas que fiz ao longo do tempo. Devido ao excesso de trabalho e à rotina apertada, comecei a negligenciar algo fundamental: a hidratação. Parei de beber água porque, para cada gota que eu tomava, eram 500 idas ao banheiro (ok, um exagero, mas a sensação era essa!). Minhas refeições, por sua vez, passaram a ser feitas em frente ao computador, e eu simplesmente engolia a comida sem saborear. Sei que muitas de vocês podem se identificar com isso, não é?

Com o tempo, percebi que meu corpo estava dando sinais claros de que algo não estava certo. Comecei a ter infecções urinárias, descobri que estava com uma pedra no rim e enfrentando problemas de má circulação. E, por fora, minha pele estava completamente desgastada: ressecada, sem brilho, envelhecida e manchada. Foi nesse momento que comecei a refletir mais profundamente sobre como estava tratando meu corpo e a perceber que a pele é, de fato, um reflexo do nosso estado interno.

Em uma conversa com uma colega de trabalho, percebi que eu mesma precisava mudar a forma como me via e me cuidava. Foi aí que comecei a estabelecer metas simples e alcançáveis para melhorar minha saúde e a saúde da minha pele. O primeiro passo foi comprar uma garrafinha de água de 2 litros e deixá-la sempre à vista na minha mesa de trabalho. Isso me ajudou a lembrar de beber mais água durante o dia. Também decidi que passaria a tomar meu café da manhã na copa, longe da tela do computador, para realmente saborear a refeição e dar um tempo para mim.

Além disso, comecei a caminhar um pouco mais, até mesmo porque isso se tornou uma estratégia para ir ao banheiro com mais frequência (risos). Nunca mais comi em frente ao computador! Usei meu horário de almoço para descer com minhas colegas, conversar e tomar um pouco de sol.

Essas mudanças simples, mas essenciais, me ajudaram a reverter o quadro. Aos poucos, fui notando a diferença na minha pele e, o mais importante, no meu bem-estar. Hoje, entendo que o autocuidado não é apenas sobre beleza exterior, mas sobre estar em sintonia com o que está dentro de mim.


O Poder do Autocuidado

Cuidar de si mesma vai além de simplesmente seguir uma rotina de skincare. A verdadeira transformação começa de dentro para fora, com atitudes que priorizam sua saúde física, mental e emocional. Para mim, isso significou tomar água, parar de comer correndo, dar valor ao meu tempo de descanso e, claro, praticar a gentileza comigo mesma.

Se você também sente que está na correria do dia a dia e deixando o autocuidado de lado, comece com pequenos passos. Como eu, talvez você também precise de uma “virada de chave” para perceber que sua saúde e sua pele merecem atenção, carinho e tempo. E, acredite, cada pequena mudança pode fazer toda a diferença na sua jornada de bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

Tratamentos naturais para cabelos saudáveis em qualquer clima

Queridas leitoras, hoje vou compartilhar com vocês meus segredos de como manter os cabelos saudáveis de forma natural, com receitas…

Quando a comida representa amor, mas o corpo padece

Em posts anteriores, falamos sobre restrições alimentares, como glúten e lactose, e como elas podem impactar muito mais do que apenas causar…

Como uma conversa no trabalho mudou minha relação com a Pele”.

Aos 37 anos, eu nunca havia dado muita atenção à minha pele — nem ao rosto, nem ao corpo. Naquela…